Educação Financeira e Empreendedorismo - 3ª edição


EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO
                                                                               
Investir na sua EDUCAÇÃO FINANCEIRA é fundamental para definir estratégias para você e sua família, especialmente quanto ao PLANEJAMENTO DA SUA APOSENTADORIA.
No artigo anterior eu fiz a seguinte referência:
“Também teremos que nos preocupar com a APOSENTADORIA”. Ou por ventura você irá depender do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)?
“Abra os olhos para o que está acontecendo e abra enquanto há tempo, do contrário você irá se arrepender muito e nada mais poderá ser feito”.




Você precisa se determinar a planejar com eficiência e eficácia a sua aposentadoria, comprometendo-se e mantendo-se firme em seus objetivos, não permitindo que ninguém lhe tire desse caminho.
Não será fácil, mas se a sua determinação for forte poderá enfrentar os obstáculos e vence-los.
Apesar de a APOSENTADORIA SER INEVITÁVEL parece ser a área mais negligenciada no PLANEJAMENTO FINANCEIRO da maioria das pessoas, contudo deveria ser o principal objetivo de qualquer pessoa que deseja ter uma vida longa com qualidade e sem grandes preocupações.
Há uma verdade absoluta sobre o tempo: Ele irá passar antes que você perceba e a aposentadoria deixará de ser apenas uma palavra em sua vida. Será uma REALIDADE INEVITÁVEL.
Existem atualmente no mercado várias opções de Fundos de Investimentos com objetivos de atender às necessidades da maioria das pessoas que pensam em PLANEJAR A APOSENTADORIA. Mas, seria interessante você ter um preparo básico para fazer escolhas inteligentes e não se deixar levar apenas pela propaganda.
Por essa razão batemos constantemente nesse assunto: A necessidade de se ter EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

ALGUMAS DICAS BÁSICAS PARA INÍCIO DO SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

1 - LIVRAR-SE DAS DÍVIDAS – Não adianta abrir uma conta em um Fundo de Investimento que rentabilize 10% de juros ao ano e você esteja pagando uma dívida a 5, 7, 8, 9, 10 por cento ao mês. Isso não é inteligente.

2 – Aprender a fazer um ORÇAMENTO DOMÉSTICO de uma forma simples e básica: Relacionar todas as despesas (TODAS), mesmo aquelas pequenas como valores pagos nos estacionamentos, gorjetas, dízimos, despesas domésticas como conta de supermercado, feiras, padaria, farmácia, empregados domésticos, gasto com combustível, medicamentos, planos de saúde, médicos, Lazer, academia, vestuário, cuidados pessoais, condomínio, conta de luz, água, gás, escolas, livros, jornais, revistas, assinaturas de TV, telefones, internet, mesadas, Seguro de vida, Seguro do carro, enfim todas as despesas, inclusive as anuais proporcionalisadas mensalmente, como: Matrículas, IPVA, IR, ORGÃOS DE CLASSE, IMPOSTO PREDIAL, etc.

3 – Noutra coluna coloque toda a Renda Familiar, como: Salários líquidos, comissões, rendas extras regulares, renda de aluguéis, renda de aplicações financeiras.

4 – Caso já tenha algum tipo de investimento como aplicações regulares não esqueça de colocar numa coluna de investimentos para ser deduzidos do resultado mensal.

5 – Finalmente feitas as contas você irá saber se tem superávit ou déficit. Se, por acaso o resultado for negativo VOCÊ DEVERÁ CORTAR O SUPÉRFLUO ATÉ EQUILIBRAR AS CONTAS E ENVOLVER TODA A SUA FAMÍLIA COM ESSE OBJETIVO.

6 – Caso você não tenha nenhum investimento e identificou que está havendo um superávit é hora de procurar uma boa empresa que mereça receber esse seu suado dinheiro e que lhe proporcione além de, um bom resultado, a segurança de que daqui a 20 ou 30 anos essa empresa do mercado financeiro estará de pé e garantindo o acumulado com os seus resultados.

7 – Identificada a empresa, você precisará saber qual é o seu perfil como investidor: Moderado – Conservador ou Agressivo.

8 – Agora, identificar qual o ativo financeiro que melhor se adequará ao seu perfil.
“Educação financeira é muito mais que anotar gastos. É, em essência, parte de um estilo de vida. Trata-se de criar e desenvolver uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro. Exige uma perspectiva de longo prazo, treino e disciplina. As pessoas bem-educadas financeiramente são aquelas que sabem como ganhar, como gastar e como poupar dinheiro” Leandro Rassier.

A nossa pretensão é despertar o seu interesse por esse assunto apaixonante que é a Educação Financeira e o Empreendedorismo, não temos a ilusão de que estamos aprofundando o assunto. Mesmo porque o objetivo da coluna é o DESPERTAR.

Pretendemos ao longo dos nossos artigos ir avançando passo a passo, mas, o convidamos a acessar  o nosso blog ou nos enviar a sua crítica e/ou colaboração para o nosso e-mail: arnaldosilvadobrasil@hotmail.com
Emita a sua opinião sobre essa e as demais matérias enriquecendo o debate e sugerindo assuntos relacionados para o próximo artigo.

Finalmente, atualize seu planejamento periodicamente. As situações mudam, os objetivos mudam. As responsabilidades também mudam. Mudanças na economia do país, nas taxas de retorno, nos impostos que você tem que pagar, pode criar uma necessidade de ajuste em seu planejamento. DESPERTE AGORA PARA UM NOVO TEMPO.






Bons negócios.

Arnaldo Silva
Advogado/Jornalista/Consultor Financeiro/Palestrante.